Santos Finados e Finados Santos


Nesse mundo moderno e cheio muitas atrações, tarefas e tantas novas tecnologias, para muitos passa batido falar de Santos e Finados. Dia 01 e 02 respectivamente, do mês de novembro, é comemorado o Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados. Uma ocasião que a Igreja quer lembrar os cristão dos que partiram santos ou não!

Mas porque não falar um pouco disso?  Os nossos Santos Finados, os quais a gente já colocou no céu e nem lembra de orar por eles. Já outros, choram toda uma vida, pelos seus mortos, alguns até rezam por eles, mas não tem aquela comunhão dos santos que a Igreja nos pede e que é tão importante na vida do cristão que Acredita no Amor.


Conheço muita gente que não acredita em purgatório e muito menos em vida após a morte. Conheço ainda cristãos que tem pavor até da palavra purgatório.Para eles todos que morrem vão direto para o Céu. Mas não é bem assim!  Eu acredito que realmente existe o purgatório, e isso está bem claro no catecismo da Igreja católica, que nos nos ensina: "Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham a garantida a salvação eterna, passam, após sua morte por uma purificação´, afim de obter a santidade necessária para entrar na Alegria do Céu" (CIC 1030).

Pois bem! Quando eu tomei consciência dessa verdade e de que as almas do purgatório nada podem fazer por elas mesmas, o meu coração encheu-se de compaixão e eu logo adotei o nobre e justo costume cristão de rezar pelas almas.

Por outro lado percebi que é necessário compreender que a realidade do purgatório é consequência da infinita misericórdia de Deus, que vai além de todos os nossos limites, além dessa terra. Na eternidade nós também somos objetos da misericórdia de Deus.

Depois disso, passei a ter um carinho e um cuidado todo especial pelas almas do purgatório e delas tenho recebido muitas graças. Aprendi lendo sobre os santos, os quais muitos escreveram sobre o poder das almas do purgatório.
. Por exemplo, Santa Teresa disse: "Tudo quanto peço a Deus por intercessão das almas do purgatório me é concedido". Já Santa Catarina de Bolonha disse: "Quando quero obter com segurança uma graça recorro às almas padecentes e a graça que suplico sempre me é concedida". Também São Francisco de Sales, explicou bem o porque as almas escolhem o purgatório e penso que é nisso que se encontra o poder delas, que nada podem fazer por si mesma, mas podem fazer por nós que sabemos pedir a Deus por elas. Vejam o que o grande e sábio Santo disse: " No purgatório as almas estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhes fossem aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchada diante de Deus"

Se ver que pelas citações dos santos as almas do purgatório estão de alguma forma na graça de Deus. Tanto que Cura d'Ars deixou escrito: "Se soubéssemos quão grande é o poder das santas almas do purgatório e quantas graças podemos alcançar por sua intercessão não seriam elas tão esquecidas".

Dai, penso que devemos mesmo zelar com orações nossos santos finados, difundir essa devoção por eles, para que possam se tornar Finados Santos.

Mas vocês podem me perguntar e o que é ser Santo? Deixo a resposta para Chiara Lubich, ensinar a vocês sobre o que é um santo, através desse belo poema escrito por ela!


Lançados no Infinito
De: Chiara Lubich


Os Santos são portentos
que, vista no Senhor a grandeza deles,
por Deus jogam, quais filhos seus,
tudo de seu.
Dão sem pedir em troca.
Dão a Vida, a alma, a alegria,
todo liame terreno, toda riqueza.
Livres e sós, 
lançados no infinito,
anseiam que o Amor os introduzam
nos reinos eternos.
Mas já nessa vida
sentem encher-se-lhes o coração de amor,
do verdadeiro amor, do único amor,
que sacia, que consola, 
daquele amor que fere
as pálpebras da alma e doa
lágrimas novas.
Ah! Homem algum sabe o que é um santo.
Deus e ora recebe;
e um fluxo incessante
passa entre o Céu e a terra,
liga a terra ao Céu,
e verte dos abismos
enlevo raro, linfa celeste,
que não pára no santo,
mas passa sobre os cansados, sobre os mortais,
sobre os cegos, os paralíticos da alma,
irrompe, e orvalha,
e soleva, e seduz, e salva.
Se queres saber do amor, indaga ao santo.


Chiara, descreve ai, com muita propriedade sobre o que é ser santo. Ela fundadora do Movimento dos Focolares, teve uma vida ceia de santidade e deixou de herança ao mundo o seu grande Ideal, que era realizar o testamento de Jesus que "Todos Sejam UM". E ela ensinou a realizar isso na vivência do Evangelho, por conta disso ainda hoje o Movimento dos Focolares continua povoando o Céus de Santos. Vejam ai sobre a vida desses Servos de Deus oriundos do Movimento dos Focolares: Ginetta Caliiari, Igino Giordani, Renata Borlone, Chiara Luce Badano e tantos outros que eu poderia ciar.

Assim amigos, Cuidemos de pedir a proteção dos Santos finados e dos Finados Santos!!!

Que Deus abençoe cada um! 
E lembre-se: " Vita Mutatur, non tollitur!!
( A vida não é tirada, mas transformada)

Haydée Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira