Porque quero revê-la em ti - Poema Chiara Lubich
Entrei na igreja um dia
e, com o coração cheio de confidência,
perguntei-lhe:
"por que quisestes ficar na terra,
em todos os pontos da Terra,
na dulcíssima Eucaristia,
e não encontraste um modo,
Tu que és Deus,
de trazer e deixar também Maria,
a Mãe de todos nós que peregrinamos?"
No silêncio, parecia responder:
"Não a trouxe porque quero revê-la em ti.
Embora não sejais imaculados,
o meu amor vós virginizará,
e tu, vós,
abrireis braços e corações de mães à humanidade,
que, como outrora, tem sede de seu Deus
e da Mãe Dele.
A vós, ora, lenir as dores,
as chagas,
enxugar as lágrimas.
Cantar as ladainhas
e procurar espelhar-te nelas!"
Comentário:
Caríssimos visitantes do "Jeito de viver";
Hoje é o primeiro dia do mês de maio, o mês mariano e escolhi esse poema para presentear vocês pela entrada desse mês cheio de graças. Um mês onde comemoramos o dia das mães, o mês das noivas, o dia dos trabalhadores e o mês de Maria. Um mês onde nos dedicamos a fazer nossa devoção à Virgem Maria.
Entre os meus seguidores, tenho amigos de outros credos, que não vêem Maria como nós, católicos. Porém, todos nós sabemos, que Maria foi uma mulher cheia de humanidade. Maria foi um exemplo de mãe, de amor ao próximo e de filha de Deus, que sempre soube estar pronta a fielmente fazer a vontade do nosso Pai do Céu. Uma mulher que foi cheia de perfeição e graças. Descrevi bem no meu Poema Mulher - Maria, essa capacidade que a mulher tem de ser também mãe da Humanidade. (clique aqui e veja o meu poema Mulher Maria). Melhor dizendo, essa capacidade que homens e mulheres têm de se espelhar em Maria para conquistar a perfeição como filhos de Deus.
Bom, mas o maior objetivo de presentear vocês com esse poema, foi para convidá-los a fazer uma reflexão sobre o que nos diz Chiara Lubich, essa grande poeta, escritora, espiritualista e um grande exemplo de "mulher Maria". Na verdade neste poema, ela descreve uma experiência mística, onde após um acidente, muito doente e presa sem se mover numa cama, pediu para visitar o Santíssimo e lá, ela teve a impressão de ter ouvido o diálogo que tão bem descreve e que está entre aspas no poema.
Deste modo, vamos meditar sobre essas preciosas palavras às quais Chiara nos faz ver o que Jesus espera de nós. Vamos procurar olhar para Maria como um referencial de perfeição. Vamos aproveitar esse mês e nos dedicar, não só para rezar o terço, como muitos fazem de casa em casa, e ir além; recomeçarmos a busca para sermos como Maria, capaz de:
" lenir as dores, as chagas,
enxugar as lágrimas.
Cantar as ladainhas"
e realmente procurarmos espelhamos-nos n'Ela.
Um beijo no coração de vocês e feliz mês mariano!
Haydée Ferreira
Haydée, lindo o presente com que nos brinda! De fato, Maria é o símbolo da perfeição. Difícil relatar tantas virtudes e tantos ensinamentos que nos transmitem a vida de Maria. Contudo, ressalto a simplicidade e o silêncio. Sua vida foi de quietude e paz. Estava sempre pronta a ouvir a voz do Pai, mesmo nas coisas mais simples. Por isso, seu eco foi tão longe e tão perfeito. Maria de poucas palavras e ações convictas. Maria de silêncio, mas de gestos eloquentes. Ela é "Aquela que ouve, guarda no coração e põe em prática a palavra."
ResponderExcluirQue bom, amiga, que você frequentemente nos leva à relexão...
Adorei a idéia de começar o mês com as palavras de Chiara, uma grande mulher, exemplo para todas nós! Maio é realmente um mês muito especial... afinal, é o mês mais feminino do ano! E, principalmente, este é o mês dedicado a Nossa Senhora, nossa grande mãe! Concordo com você que qualquer que seja a fé, não há como não reconhecer a grande referência de amor incondicional que foi a vida e a obra da Virgem Maria. Parabéns pela Maria que você também é e pelas palavras! Feliz mês mariano para todas nós!
ResponderExcluirAmiga seu blog esta show de bola, lindoooo
ResponderExcluiruno, voltarei com mas calma ver tudo bjs
Um convite indispensável esse de meditar sobre o poema de Chiara. Nós enquanto seres humanos e, essencialmente, enquanto mulheres temos uma responsabilidade espiritual e compromisso em nos tornarmos melhores como pessoas e como cristãos.
ResponderExcluirLindos versos, os de Chiara. Excelente reflexão, a sua.
Tocou fundo no meu coração esse belo poema de chiara Lubich. Ela com sua vida nos ensinou a ser outras Maria. Deus lhe abençõe por trazer luz aos nossos corações! Elizabeth Noleto
ResponderExcluir