Noite Escura da Alma (Crônica)

                                        Tela : Noite escura
                     Foto de arte; @valdeciribeitofotografia
                                      

      

Noite Escura da Alma (Crônica)

De: Haydée Ferreira


Muitas vezes nessa vida passamos por momentos que nós faz viver “noites escuras”. como bem dizia alguns tantos Santos da Igreja.

A sensação que me dar é que algumas coisas vamos guardando no coração e elas vão se acumulando.
A gente põem um pouquinho num canto, outro pouquinho no outro… e as coisas que guardamos, as vezes, parecem pequenas e algo desprezível, que ao invés de trabalhamos para consumir gota por gota , cada uma dessas dores, a largamos num canto.

Essa dores as vezes foi …. uma repressão grosseira … uma crítica profunda feita no meio de uma conversa, a qual atravessa a alma da gente como uma espada amolada…. São amigos que nos isolam… as vezes são nossas preocupações com filhos,  netos, marido, amigos … são determinada situações que nos falta condição de ter acesso a ser Um  com o que está ao nosso lado. 
Ser amor, é se fazer um com o outro, as vezes no silêncio, na ajuda com palavras, ou no apenas ouvir com amor de está pronto a dar a vida.
Mas a vezes nos custa muito dirigir o leme da nossa vida, sair de nós mesmo para alcançar o outro. É uma coisinha aqui, outra aí, que nos perdemos, nos isolamos e passamos só a nos sentir totalmente abandonados!!

E nada é mais doloroso do que o abandono de quem amamos … abandono feito pelos amigos ou nos nossos familiares, que nos deixa a ver navios passar…nos sentimos esquecidos, ignorados … até mesmo por irmãos de um movimento que fazemos parte, abandonados pro nossa igreja, por nossos orientadores espirituais… abandonados!

Abandonados por Deus!

Esse acúmulo de pequenas coisas que vamos colocando amontadas no nosso coração uma hora sofre mesmo com vértice que tritura tudo e abre um abismo profundo na alma, onde não encontramos absolutamente nada para nos agarra. São João da Cruz e Santa Teresa D'Ávila e outros santos da igreja tiveram a graça do Santo Espírito de tão bem descrever essas “noites escuras”

E quem não passou por elas? Até Jesus! Que na Cruz se sentiu abandonado pelo próprio Deus, pelo Pai, por aquele que mais ele amava. E Jesus gritou: “Meus Deus, meu Deus porque me abandonaste!!!”
Acredito que a maior dor é ser abandonado por Deus.
E é!

Até certo ponto. Esse guardar, nos dar uma sensação de possuir algo, de sermos bons, sermos justos e fiéis ao nosso Deus. Só que na verdade guardamos é mágoas, ressentimentos, decepções, abandono… guardamos com se fosse tesouros secretos, achando na nossa santa ignorância que transmutarmos.

Só que esse acúmulo um dia pesa o “vértice do amor de Deus,  vem varem tudo”.
 Faz abrir no coração um imenso vazio e aí vem a terríveis noites escuras da Alma, onde nos sentimos totalmente abandonado por Deus.

E nesse exato momento que Chiara Lubich, nos ensinava a que:” só quem passa pelo gelo da dor chega ao incêndio do Amor!” Ela, Chiara, conhecia as noites escuras da Alma como os grandes Santos, tanto, que se tornou uma santa
Assim amigos, o gelo da dor, é quando a gente a experimenta na alma uma saudade infinita e o coração exclama: “Fica conosco, Senhor, porque anoitece» (Lc 27,29).

O caminho é sai de nós mesmos, do vazio na alma, e colocar uno com outro. “Onde dois eu mais reunidos em nome de Jesus”, como os apóstolos na estrada para Emaús, é possível experimentar na alma, como na citação do Evangelho: “Não ardia o nosso coração enquanto ele conversava conosco pelo caminho?» (Lc 24,32).

Jesus em meio, é onde qualquer dois, reunidos em seu nome, faz os milagres acontecer . Onde arde um calor novo em nossos corações, como dois pedaços de lenhas cruzados, que alimenta um fogo.
Fogo do amor de Jesus em Meio; é que clareia as noites escuras da Alma!

Que todos sejam Um! Que o amor mútuo nos traga Jesus ao nosso meio, antes que anoiteça!

Comentários

  1. Essa crônica dedico a todos que passam por "Noites Escuras" e desejam um pouquinho de luz para assim poder transmutar um momento de dor! vai com meu amor. Se gostou comenta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira