Guardar no Coração


A gente normalmente vai levando a vida. Levando? É levando... Tocando para frente, sem perceber do que vai acontecendo. O nosso dia-a-dia é repleto de dificuldades, conflitos, tarefas e dores. Mesmo quando vem a alegria nem sempre percebemos a grandeza da graças recebidas. Agora imagina, a gente falar que dores e dificuldades são graças. Sim! Graças!

Veja só! Muitos já falaram que nesta vida tudo é só amor, Que só o Amor é real. Mas compreender isso é necessário apenas aprender uma técnica infalível que é viver com perfeição o Momento Presente.

Difícil? Muito!

Mas Jesus com a própria vida nos ensinou ser Caminho, Verdade e Vida.

Sim! Precisamos ser Caminho, ou seja, precisamos com as nossas escolhas, comportamento e atitudes fazer o nosso rastro. Esse rastro é como um mapa da mina, atrás dele vem muitos seguidores. Isto mesmo! O exemplo é a melhor maneira de atrair seguidores. Já viram, como, mesmo depois de 2000 anos, Jesus continua com sua Cruz atraindo cada vez mais seguidores. Com sua cruz? Sim! Porque sem a cruz Jesus seria apenas um homem bonzinho. O seu abraçar a cruz em todos os sentidos tornou-o fascinante. Com a cruz, ele incorporou todo o amor Divino e se tornou concretamente Caminho, Verdade e Vida.

Assim somos Caminho quando mesmo sendo doloroso, continuamos a dar o melhor de nós mesmo. Porque acreditem, o rastro vai ficando em nossa vida, sendo bom ou mau. Ser caminho é saber ser amor para os que nos segue. Somente amor, mesmo com dor!

Verdade? É verdade! Ser verdade é viver plenamente o momento presente com presença, transparência e essência. Ser Verdade é simplesmente nas escolhas, comportamentos e atitudes ser a essência do amor.

Vida? É vida! Vida pulsa, como pulsa um coração. Vida, circula, como o sangue que leva vida a todas as células e em tudo fazendo circular a essência do Divino. Ser vida... É ser coração, sangue que circula... Amor que é pura doação.

Ser amor é ser Deus. E a gente só pode ser Deus se for como Jesus. Como Jesus? Nós humanos? Como ser? Somos seres cheios de fraquezas, dificuldades, misérias e muitos defeitos. Somos humanos! E Jesus nasceu humano, mas com a capacidade de saber deixar o Pai e o Espírito Santo, viverem nele. Assim precisamos deixar de existir humanamente e deixar apenas o Divino em nós Ser.

Depois, além de Jesus podemos olhar o belo rastro de Luz que nos deixou Maria. Maria foi Caminho, Verdade e Vida. Ela soube ser nada para ser tudo em Deus. E tudo começou com um simples Sim. Nele, neste Sim: Maria se tornou Sacrário Vivo do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espiríto Santo. Ela foi capaz de fazer a vontade de Deus neste sim e em toda a sua vida.

E nós, continuamos a apenas levando a vida? Será que vale viver assim?


Guardar no coração! Que virtude bela! É fascinante, para mim, essa capacidade de Maria de silenciar.

Assim, eu penso que precisamos parar de ir levando a vida. Precisamos está no Aqui e Agora. Neste momento presente, vivendo plenamente cada coisa na sua essência. Coisa alegres ou triste. Coisas boas ou mãs. Coisas espetaculares ou trágicas. Vivendo cada coisa em Jesus e com a capacidade de Guarda no coração. Essa é a Divina Aventura vivida por Chiara Lubich. E isso é para Guarda no coração!


Guardar no coração!

Bendita exclamação de Maria na Magnífica! Onde ela e Isabel externavam toda a alegria do coração, livremente, sem medo. Maria que gera Deus! Maria que apressa a hora de Jesus com um o milagre da Água que vira vinho, para mostrar que nada é pequeno ou sem valor quando é feito por amor. Ato concreto de Maria que aos pés da cruz foi a desolada, sendo presença, unidade e amor para Jesus. Sem medo, sem amaras, sem preconceitos, sem escândalos. Vivendo toda a sua dor. Dor que transpassava seu coração, como uma ferina espada, que há tantos anos atrás, havia sido profetizado pelo o velho Simão e que ela suavemente guardou no coração. Maria que foi toda amor, em tudo , sempre!

Guardar no coração!

Guarda no coração é colocar no coração de Jesus. Guardar no coração não é reter para si a dor, mas sim dissolvê-la na misericórdia de Deus. No coração que é a morada do Divino em nós.

Guarda no coração Tudo e Sempre!

 Haydèe Ferreira


Foto: Nossa Senhora numa esquina de um muro em Genôva na Itália, fotografada por mim.


Comentários

  1. Lindo texto querida Haydée, que nos leva a profundas reflexões, dentre elas, o silêncio de Maria, sua missão e seu infinito amor. A vida de Maria possui muitos e eloqüentes silêncios, desses que falam mais que mil discursos. Não o silêncio da omissão, mas o da fidelidade e da obediência a Deus. “Há um tempo de falar e um tempo de calar” (Ecl, 3,7). Guardar no coração... assim como ela fazia: ... “Maria guardava fielmente essas coisas no silêncio de seu coração” (Lucas 2, 19. 51). Continue assim, nos brindando com seus textos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira