Guardar no Coração


A gente normalmente vai levando a vida. Levando? É levando... Tocando para frente, sem perceber do que vai acontecendo. O nosso dia-a-dia é repleto de dificuldades, conflitos, tarefas e dores. Mesmo quando vem a alegria nem sempre percebemos a grandeza da graças recebidas. Agora imagina, a gente falar que dores e dificuldades são graças. Sim! Graças!

Veja só! Muitos já falaram que nesta vida tudo é só amor, Que só o Amor é real. Mas compreender isso é necessário apenas aprender uma técnica infalível que é viver com perfeição o Momento Presente.

Difícil? Muito!

Mas Jesus com a própria vida nos ensinou ser Caminho, Verdade e Vida.

Sim! Precisamos ser Caminho, ou seja, precisamos com as nossas escolhas, comportamento e atitudes fazer o nosso rastro. Esse rastro é como um mapa da mina, atrás dele vem muitos seguidores. Isto mesmo! O exemplo é a melhor maneira de atrair seguidores. Já viram, como, mesmo depois de 2000 anos, Jesus continua com sua Cruz atraindo cada vez mais seguidores. Com sua cruz? Sim! Porque sem a cruz Jesus seria apenas um homem bonzinho. O seu abraçar a cruz em todos os sentidos tornou-o fascinante. Com a cruz, ele incorporou todo o amor Divino e se tornou concretamente Caminho, Verdade e Vida.

Assim somos Caminho quando mesmo sendo doloroso, continuamos a dar o melhor de nós mesmo. Porque acreditem, o rastro vai ficando em nossa vida, sendo bom ou mau. Ser caminho é saber ser amor para os que nos segue. Somente amor, mesmo com dor!

Verdade? É verdade! Ser verdade é viver plenamente o momento presente com presença, transparência e essência. Ser Verdade é simplesmente nas escolhas, comportamentos e atitudes ser a essência do amor.

Vida? É vida! Vida pulsa, como pulsa um coração. Vida, circula, como o sangue que leva vida a todas as células e em tudo fazendo circular a essência do Divino. Ser vida... É ser coração, sangue que circula... Amor que é pura doação.

Ser amor é ser Deus. E a gente só pode ser Deus se for como Jesus. Como Jesus? Nós humanos? Como ser? Somos seres cheios de fraquezas, dificuldades, misérias e muitos defeitos. Somos humanos! E Jesus nasceu humano, mas com a capacidade de saber deixar o Pai e o Espírito Santo, viverem nele. Assim precisamos deixar de existir humanamente e deixar apenas o Divino em nós Ser.

Depois, além de Jesus podemos olhar o belo rastro de Luz que nos deixou Maria. Maria foi Caminho, Verdade e Vida. Ela soube ser nada para ser tudo em Deus. E tudo começou com um simples Sim. Nele, neste Sim: Maria se tornou Sacrário Vivo do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espiríto Santo. Ela foi capaz de fazer a vontade de Deus neste sim e em toda a sua vida.

E nós, continuamos a apenas levando a vida? Será que vale viver assim?


Guardar no coração! Que virtude bela! É fascinante, para mim, essa capacidade de Maria de silenciar.

Assim, eu penso que precisamos parar de ir levando a vida. Precisamos está no Aqui e Agora. Neste momento presente, vivendo plenamente cada coisa na sua essência. Coisa alegres ou triste. Coisas boas ou mãs. Coisas espetaculares ou trágicas. Vivendo cada coisa em Jesus e com a capacidade de Guarda no coração. Essa é a Divina Aventura vivida por Chiara Lubich. E isso é para Guarda no coração!


Guardar no coração!

Bendita exclamação de Maria na Magnífica! Onde ela e Isabel externavam toda a alegria do coração, livremente, sem medo. Maria que gera Deus! Maria que apressa a hora de Jesus com um o milagre da Água que vira vinho, para mostrar que nada é pequeno ou sem valor quando é feito por amor. Ato concreto de Maria que aos pés da cruz foi a desolada, sendo presença, unidade e amor para Jesus. Sem medo, sem amaras, sem preconceitos, sem escândalos. Vivendo toda a sua dor. Dor que transpassava seu coração, como uma ferina espada, que há tantos anos atrás, havia sido profetizado pelo o velho Simão e que ela suavemente guardou no coração. Maria que foi toda amor, em tudo , sempre!

Guardar no coração!

Guarda no coração é colocar no coração de Jesus. Guardar no coração não é reter para si a dor, mas sim dissolvê-la na misericórdia de Deus. No coração que é a morada do Divino em nós.

Guarda no coração Tudo e Sempre!

 Haydèe Ferreira


Foto: Nossa Senhora numa esquina de um muro em Genôva na Itália, fotografada por mim.


Comentários

  1. Lindo texto querida Haydée, que nos leva a profundas reflexões, dentre elas, o silêncio de Maria, sua missão e seu infinito amor. A vida de Maria possui muitos e eloqüentes silêncios, desses que falam mais que mil discursos. Não o silêncio da omissão, mas o da fidelidade e da obediência a Deus. “Há um tempo de falar e um tempo de calar” (Ecl, 3,7). Guardar no coração... assim como ela fazia: ... “Maria guardava fielmente essas coisas no silêncio de seu coração” (Lucas 2, 19. 51). Continue assim, nos brindando com seus textos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saudade Ponte

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Porque quero revê-la em ti - Poema Chiara Lubich