Oficina da Paz

Caríssimos amigos e visitantes do blog ” Jeito de viver”; que a Paz esteja com vocês!!!

Antes de mais nada, vocês já viram a cobertura que fiz em meu site sobre a Casa Cor 2009? (Clique aqui para ver a cobertura da Casa Cor 2009) Podem acreditar, ficou realmente uma lição de beleza, simetria e harmonia. Foi super trabalhoso montar a cobertura desta poderosa mostra de decoração e arquitetura, mas valeu à pena, pois à medida em que falava dos espaços eu reaprendia as boas lições da arte de decorar. Prometo que se quiserem voltarei a postar o restante das coisas que vi na Casa Cor. Mas vão ter que me pedir, ok?

Bom! Não sei se perceberam, mas eu agora estive em uma semana de recesso. Dei uma folga a mim mesma e viajei para Luiz Correia – PI, na acolhedora praia chamada Dunas, pertinho da praia do Peito de Moça! Estava num cantinho lindo e cheio de Paz!!!



Outro dia vi num livro do Ênio Maçaki Hara e do Fábio Dummer Camargo, chamado “Nada é impossível”, a linda história de dois lenhadores, e inspirada neste texto eu escrevi algumas coisinhas sobre estes meus últimos dias!


“…Dois lenhadores trabalhavam, um desvairadamente e o outro mais calmo. Aquele que avançava mais compassado, embora às vezes descansasse, produzia mais do que aquele que trabalhava como um louco. Inconformado, o lenhador que derrubou menos árvore perguntou ao outro como pôde render mais. A resposta veio simples e direta: – É que cada vez que paro, afio meu machado.”

Acredito que nesta vida corrida que levamos, precisamos saber parar, ficar afastado de tv, computador, trabalho, rotina, preocupações e tudo o que nos tira a paz. Paz? Sim, na arte de viver o fundamental é ter Paz. A paz vem de Deus. Ter paz é fazer a vontade de Deus. Ter paz é uma preciosa arte e uma arte só se aprende numa boa oficina.

Pois bem! Vim para contar que aproveitei muito bem estes dias e sinto que “afiei meu machado” à beira mar, tendo ao lado meu bom companheiro de 30 anos de estrada a dois, meu Paulino e uma poderosa amiga, mestra de Ioga e grande terapeuta da paz, Bernardethe Duarte.
Vivi dias abençoados!!! Era praia e a companhia do Paulino pelas manhãs e nos finais de tarde recebia aulas na Oficina da Paz da mestra e amiga Bernadethe. Quantas boas lições e quantos ensinamentos maravilhosos recebi neste verdadeiro Spa da Respiração. Saúde e Paz a gente aprende a ter. Vocês sabiam disso???

Pois sim! Eu estou sempre aprendendo. Nesses dias li bons livros orientada pela minha mestra, rezei muito, prestei atenção à respiração, dormi, descansei, comi bem pouco (na minha mais nova reeducação alimentar, feita pela nutricionista Honorina Paes Landim, é pouco mesmo), contei com a companhia de bons amigos e agora voltei de machado bem afiado para continuar na minha missão de levar beleza e harmonia. Só que agora com um novo propósito de ser portadora da Paz.

O trabalho, a agitação da vida, a correria do dia-a-dia, as preocupações, as obrigações e as quantidades de dificuldades e obstáculos que a gente vai encontrando pelo caminho nos fazem perder a bendita Paz. De repente, a gente se vê trabalhando desvairadamente como o outro lenhador e o pior, produzindo pouco, construindo desafetos, ficando cansada e fora do ritmo.
Comigo, isto também acontece!!! Quem me conhece sabe da minha correria e da paixão que tenho pelo que faço. Só que depois do meu problema no coração, vi que precisava reaprender a respirar bem, comer corretamente e me permitir descansar mais.

Na verdade, todos nós precisamos continuamente aprimorar o nosso “jeito de viver”. Pois acreditem, nesta vida precisamos sempre reaprender com os tombos, recomeçando a cada dia e nunca perdendo a coragem de se reconstruir e enfrentar o novo.
Agora, o melhor de tudo foi entender que descansar é a melhor coisa para ficarmos ainda mais afiados e fortes naquilo que amamos fazer.

“Afiar o machado” é recarregar as baterias, reorganizar o interior para ter um exterior harmonioso e mais que tudo se reabastecer de Paz. Bendita Paz, que tanto bem faz ao corpo e a alma!!! Jesus Cristo é que no grande sermão da Montanhas disse: ”Bem-aventurados os mansos, pois possuíram a terra”.


 Realmente, quem é manso é possuidor da perfeita paz e quem tem paz, possui a terra e tudo que ela contém. É por isso que de agora em diante serei uma Buscadora de paz, para me tornar uma pessoa ainda mais mansa e, consequentemente, o resto me virá por acréscimo.

Pensem nisso enquanto é possível, meus queridos. O amanhã não nos pertence! E no presente, nós podemos construir nossa felicidade correndo atrás daquilo que verdadeiramente vale à pena. Ter saúde e Paz é tudo o que precisamos nesta vida!!! Não é verdade?

Fico por aqui, esperando de todo coração que os meus comentários possam inspirar vocês a também serem buscadores e semeadores da Paz.

Com amor e um beijo no coração de cada um;

Haydée Ferreira

Comentários

  1. Machado afiado e paz na mente e no coração, agora é só cair em campo!! espero estar do seu lado sempre, com novidades e dedicação em realizar sonhos, prezerosamente quando se gosta do que faz!!!!
    sucesso hoje e sempre!!!
    Jean Dias
    www.duplafilmes.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga adorei a História dos 2 lenhadores, é uma linda lição de vida,realmente vc sabe como tocar os corações das pessoas bjs Felicia Araújo

    ResponderExcluir
  3. Oi Haydée!
    A paz esteja contigo!
    A postagem sobre a Casa Cor é muito bela, é puro encantamento!
    Eu já conhecia a história dos dois lenhadores, mas, caiu no esquecimento...que bom que fez lembrar e assim, senti fortemente o desejo de recomeçar com serenidade e paciência.
    Bjs!

    Nonata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira