Vernissage Afrânio Pessoa






Nestes meus mais de 30 anos de trabalho com decoração de interiores e sendo uma apaixonada pela artes plásticas, sempre me encantei com as obras e o impressionismo do artista Afrânio Pessoa Castelo Branco.

Sempre que me deparo com uma das suas telas, me vejo totalmente envolvida pela dramaticidade que ele imprime em seus trabalhos; sinto-me como quem saboreia atentamente cada palavra de um bom livro. Sua obra tem um quê de mistério, de múltiplos acontecimentos, de religiosidade, de transcendentalismo incomuns, que parece falar de amor e dor, de vida e morte, de sonho e pesadelo. Em cada pincelada de suas telas, vejo retratados a vida da nossa gente, o nosso drama cotidiano e sobretudo vejo expresso literatura pura!...


Afrânio fez escola com sua arte e o Piauí tem muito com que se orgulhar desse nosso grande artista!

 O Prof. Fernando Dib me deu uma definição sucinta, porém completa, do grande piauiense: "Um grande artista!Duro, incisivo, maleavel, flexível e até mesmo delicados são seus traços e sua personalidade artística." 



Para compreender e assimilar toda arte expressa na obra desse mestre da pintura piauiense, é preciso ir além e ser capaz de usar os olhos da alma. E esse olhar adquirimos no exercício da observação e apreciação das grandes obras de arte.

O professor Cinéas Santos, Professor Fernando Dib e a Doutora Aldenora Mesquita, habilitados a verem a arte com os olhos da alma, dispuseram-se a nos presentear com uma exposição do grande artista piauiense, patrocinada pela Azzurra, por ocasião do lançamento da sua nova linha 2011. Os piauenses não devem perder esta oportunidade de apreciarem os trabalhos em exposição.









Quero aqui no meu Blog, deixar registrado o tanto que fiquei encantada com essa oportunidade de reencontrar seu belo trabalho.  Quero além de deixar os meus comentários, dizer:


Parabéns, a Azzurra por ser sensível à  arte e se dispor a ceder sua bela loja e patrocinar esse grande evento!

Parabéns ao Organizador, Cinéas Santos o professor guardião da arte, da literatura e da cultura do nosso Estado.

Parabéns ao curador da Vernissage, Prof. Fernando Dib, que tem um olhar afinado e apurado para esse trabalho e que com sua sensibilidade nos educa.

Parabéns, ainda a grande madrinha desse evento, doutora Aldenora Mesquita,  que com seu conhecimento, está sempre à frente no incentivo da arte e da cultura do Nosso Piauí.




Professor Fernando Dib e Cinéas Santos em visita ao ateliê do mestre da pintura piauiense Afrânio Pessoa.



Decoradora e designer



Comentários

  1. Sem dúvida é um marco para nosso Estado uma exposição deste porte e de tamanha sensibilidade. A primeira vez que este Artista expõe em sua Terra Natal, e diga-se de passagem, em um evento voltado a arte em primeiríssimo lugar!!! Todos devem visitar sua exposição e se deleitar com toda aquela bagagem cultural, emocional, toda aquela sensibilidade, luz, cinzas, dor, amor. A exposição esta incrível!!! Sinto-me lisongeada de ter participado deste evento, ao qual indico veementemente a todos, afinal devemos valorizar o que é nosso!
    Parabens pelo post maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei lisonjeada e feliz com seu belo comentário! Lamentei você não ter assinado a postagem para que eu pudesse lhe agradecer pessoalmente.
    Vi a exposição antes da abertura e realmente a exposição está espetacular e com certeza um evento é imperdível.
    Por todo o mês a exposição está aberta ao publico em geral, na Azzurra, vale a pena que ir visitá-la!
    Obrigada e um grande abraço!

    Haydée Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Afranio é, ao lado do pernambucano francisco brennand,um dos maiores artistas brasileiros vivos.
    Trata-se de um trabalho ímpar,um expressionismo com uma temática e gestualidade singular,adquirí cena de praia,é uma belíssima tela,parabéns Afranio,seu trabalho é uma referência nas artes brasileiras e mesmo universal,A TÉCNICA É O TEMA,tudo que afranio desenha e pinta fica bonito,ele sabe deformar com a mesma perícia e talento dos grandes como picasso,miró e outros.um gênio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira