O valor da Família



“A família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida.” (Beato Papa João Paulo II)


Eu, sou como sou hoje, graças a todos os grande valores que aprendi com Gerardo e Diná. Que bela escola eu tive!!!!

Esses dias com a passagem do 86 anos do meu pai e depois olhando essa foto que  retrata essa minha especial família reunida, eu vi além!!!  Vi muito além!!! Meu Deus!!! Quanta vida passou até chegar aos bisnetos!!!! ... Uma família pequena,  mas eu sempre desejei de coração ser capaz de poder retribuir com plenitude ao amor que meu pai e minha mãe  me dedicaram. Ser fiel ao digno e honroso exemplo que me deram e sobretudo, aos valores que me passaram  e que tem guiado a minha vida até hoje

Josie Haydèe, minha filha,, Diná e Gerardo, Eu, meu filho Bruno Paulino e Diego Augusto com meu neto Gabriel.

Os meus três filhos e  muito menos o meu pequeno neto, fazem a menor ideia, de como foi profundo e fecundo esse meu aprendizado. Já disse bem Chiara Lubich: "Só quem passa pelo gelo da dor chega ao incêndio do amor" ...
Meus pais tiveram uma vida cheia de muitos altos e baixos, muitas dores, a cegueira de meu pai, dificuldades financeiras, outros problemas de saúde e tantos outras dificuldades. Mas em nenhum momento os vi perder a fé em Deus, a coragem e o amor por mim, a ponto de fazerem qualquer sacrifício para me educar bem e me cercarem de toda proteção e amor. E tudo era apenas amor, pois para eles nada era sacrifício, nada era dor, nada era impossível. 


De tudo que me ensinaram o que mais me marcou foi a garra e a fé com que tudo enfrentaram com serenidade e ainda enfrentam. Neles, olhando para traz vejo ,em todas as fases das sua vidas, um exemplo concreto de fé e amor a Deus! Vi muitos milagres acontecerem, vi  a garra que tiveram para combaterem sempre um bom combate, coragem para irem sempre em frente  e como sempre eles viveram a caridade fraterna com todos que se achegavam ao nosso lar. Nossa casa sempre eram repleta de gente, sempre foi um lugar acolhedor, alegre, vibrante e na nossa mesa sempre sentava mais um sem cerimonia ou constrangimento. O pouco que tínhamos era sempre dividido e  parece que misteriosamente multiplicado. Eu os chamava de papaizinhos e mamãezinha, como chamo até hoje, mas muitos hóspedes de um hotel e pensionado que tiveram, parentes que em nossa casa viveram, a ainda aderentes e desconhecidos que se aproximavam ficavam contagiado com a capacidade que Gerardo e Diná , tiveram e ainda tem de ser família, que muitos os chamavam  e outros ainda continuam a também os chamam de Papaizinho e mamãezinha! Não teve um vizinho, um amigo, um necessitado que saísse da casa de meus pais enquanto lá vivi, sem ser socorrido.

 Meu pai em seus negócios sempre deu exemplo de responsabilidade, dignidade, justiça e honradez. Quando eles tinham muitos bens, viviam cercado de amigos, de muito conforto, recebiam muitas homenagens e muitos convites, tinham condições a ajudar a muitos e nesse tempo eles viveram isso com alegria e plenitude. No entanto, quando vieram as muitas e grande dificuldades e esses amigos desapareciam, eu, nunca os vi reclamarem ou se maldizerem, continuavam felizes e vivendo plenamente como nada estivesse acontecendo de anormal. Se perdiam bens,haveres, ou condição social,  também não se abalavam e nem se maldiziam ou reclamavam. nem mesmo relembrava a situação anterior. 

Gerardo e Diná foram grande mestre na arte de bem viver! Se hoje sou guerreira, produtiva, criativa e cheia de fé, agradeço a essa boa escola!

Graças a Deus em numa das boas ou ruins  fase da nossas vidas eu perdi a fé, ou me envergonhei deles. Pois  o exemplo deles foram e ainda são, tão forte que sempre me fortaleceu e continua me fortalecendo!


Como disse uma família pequena, como a da sagrada família, mas a união dos meus pais, o amor que me dedicaram sempre esteve acima de toda e qualquer dificuldade. Uma família!!  Hoje com a Graça de Deus fiz essa família crescer e tenho esses anos todos procurado honrar os ensinamentos dos meus pais na educação dos meus filhos e agora começo com os meus netos.

Hoje vejo nos meus  filhos esses valores seguir adiante e isso me alegra o coração! Vejo que a base de tudo começou com  Gerardo e Diná!

A Família é a base de tudo!!

Espero Meu Deus, que para todo o sempre eu possa com a mesma dignidade dos meus pais, ser para os meus filhos, netos e a minha geração futura  exemplo de fé e de Amor a Deus!  Para mim, só isso já basta!!!!

"Abençoa Senhor a família , amém. Abençoa Senhor a minha também!!!


Fotos da Festa pelos 86 anos de Gerardo Nogueira Lima.
"O dançador"





































Uma festa com amigos e parentes próximos, discursos, músicas e muita alegria para festa os 86 anos de Gerardo Nogueira, meu pai. Um homem espirituoso, dançador, alegre, integro, cheio de vida, temente a Deus e um a pai muito amoroso.
Vai minha homenagem e minha grande admiração e amor!

Haydèe Ferreira

Comentários

  1. Querida prima!!! Belíssima e verdadeira sua mensagem aos seus pais. Ao lê-la voltei no tempo e lembrei que também fiz parte desta família.De quando vc vinha de férias chegando de Natal e muitas vezes eu passava dias no apartamento novo de vcs, quando íamos na loja de atacado do tio Gerardo, e ficavamos encantadas com a habilidade que ele tinha com os negócios, e a tia Diná foi na minha casa cortar e costurar um vestido azul celeste longo para que eu pudesse ir a uma festa.E quando dias antes do meu casamento a tia chegou lá em casa com umas caixas grandes com muitos produtos para minha festa de casamento, pois naquela época vcs tinham um supermercado. E todas as vezes que nos encontravamos ela tinha sempre uma palavra de fé e amor para conosco. Ás vezes preocupada com alguma coisa mas sempre com um sorriso para nos dar. E a alegria sempre contagiante do tio mas reuniões e festas. Esse casal nunca se abateu,nunca desistiu sempre firmes na fé e na caridade. No quesito minha mãe o meu AGRADECIMENTO é eterno.Que Deus continue abençoando o tio Gerardo e a tia Diná e aos que tem o privilégio de com eles conviverem,busquem aprender sobre fé, caridade, generosidade, amor incondicional e os valores da família, pois eles são mestres nestes temas.Parabéns tio e tia vcs são especiais e necessários na vida de cd um de nós pelo exemplo de vida que nos dão como pessoas do bem.Que Deus abençoe e recebam nosso carinho

    ResponderExcluir
  2. Mãe, que lindo depoimento! É uma história de vida que impressiona pela fé e determinação. Sabemos como a Vovó e o Vovô enfrentaram tantas dificuldades e desafios com imensa coragem e amor! E o fruto de tido isso é uma mulher forte, guerreira e incomparável - Haydée Ferreira! Minha admiração e orgulho de ter vcs é gigantesca!Josie

    ResponderExcluir
  3. Linda história, Tia. "Família acolhedora" com toda certeza. Deus só tem abençoado vocês. Iolanda Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Vejam só!!! Postei essa essa crônica dia 23 de fevereiro, sete dias depois do aniversário dele de 86 anos do meu amado pai. E exatamente dia 23 de abril ele parte paraíso eu estando no meio de uma viajem pela Toscana na Itália, que se tornou impossível eu está aqui para seu enterro. Pedi a meus filhos que lesse essa homenagem na missa de corpo presente para ele, mas devido a forte emoção eles não tiveram condições de fazer. Porém, na missa de mês de falecimento dele eu li aos presentes e pude com muita honra me sentir justificada, e feliz de poder ter pronta uma homenagem que fiz em vida ao meu pai. Pude comprovar ali que tudo que eu precisar dizer e fazer pelo meu pai eu fiz estando ele ainda vivo.E isso deu no meu coração muita paz, muito consolo e a tranquilidade de dever cumprido! Hoje quase dois anos depois eu vejo que a gente nunca devemos deixar para depois aquilo que precisa ser feito. O amor precisa ser amado!!! Que bom Meu Deus que amei e sempre valorizei meu pai e que posso ter o coração em paz e essa certeza plena de que ele foi acolhido no paraíso! Benza Deus!!
    Haydée Ferreira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira