Porque quero revê la em ti - Poema de Chiara Lubich


           Igreja Maria Teotokos em Loppiano - Cidade testemunho do Movimento dos Focolares na Itália


Entrei na igreja um dia
e, com o coração cheio de confidência
perguntei-lhe:
"Porque quiseste ficar na terra,
em todos os pontos da Terra,
na dulcíssima Eucaristia, 
e não encontraste um modo
Tu que és Deus,
de trazer e deixar também Maria,
a Mãe de todos nós que peregrinamos?"
No silêncio, parecia responde: 
"Não a trouxe porque quero revê-la em ti.
Embora não sejais imaculados, o meu amor vos virginizará,
e tu, vós,
abrires braços e corações de mães á humanidade,
que, como outrora, tem sede de Deus
e da Mãe Dele.
A vós, ora, lenir as dores, as chagas,
enxugar as lágrimas.
Cantar as ladainhas
e procurar espelha-se nelas!"

Chiara Lubich



Maria Teotokos

Nota: Chiara Lubich viveu concretamente essa experiência quando passou por um problema sério de doença e de muitas dores e numa igreja, levada de maca, ela teve esse colóquio com Deus. Eu acho esse poema perfeito e de uma profundidade e espiritualidade que me emociona.
Estive recentemente em Loppiano e ao entrar na igreja lembrei demais desse poema, até porque nesse dia estava sendo velado meu pai aqui em Teresina e eu vivia uma grande dor e me fazia as mesmas perguntas e queria um consolo e um colo de Mãe como Chiara desejou quando teve essa inspiração.
E hoje senti saudade de colo de Mãe do Céu e lembrei desse Poesia de Chiara. Lembrei sobretudo que Jesus espera revê-la em mim! E eu devo sim procurar apenas enxugar as lágrimas e cantar as ladainhas e procurar viver pronta a lenir as dores e as chagas, como Maria.

Boa lembrança e grande consolo foi recitar com a alma, essa bela poesia!

Obrigada Chiara Lubich!

Haydée Ferreira

Vejam ai algumas fotos de Loppiano



Eu , no altar da Igreja de Loppiano com seus belos vitrais.











Missa na Igreja de Loppiano - Itália, onde foi celebrada uma missa, com 13 sacerdotes, para o meu pai no mesmo horário da missa aqui em Teresina de corpo presente. Na oportunidade estava presente parte da comunidade da cidadela do Movimento dos Focolares. Na frente eu recebendo a comunhão. Foi belíssima e fiquei por demais emocionada




Eu, rezando na sepultura de Renata Borlone, serva de Deus que deu um grande testemunho de vida santa servindo ao Movimento dos Focolares como Focolarina responsável do Centro de Loppiano por muitos anos, que está enterrada na igreja de Loppiano. Tenho uma grande admiração por Renatinha, a qual já me concedeu muitas graças, inclusive a graça de conhecer Loppiano e toda a Toscana nessa minha viajem.





lateral da Igreja, entrada para recepção, auditório e escritórios do Movimento dos Focolares e direção de Loppiano e local de encontros e congressos.Em Loppiano tem sempre muitos visitantes e acontecem muitos encontros e congressos, conhecer foi realizar um sonho de mais de trinta e cinco anos.



A bela Toscana!





Obrigada  Chiara Lubich, grande santa de Deus!! Obrigada de coração pelo grande Ideal que nos deixaste de herança e pelo Movimento dos Focolares.

Tua sempre filha de Ideal.

Haydée Maria
( Nome que Chiara confirmou ainda em vida para mim, que devo lembrar de ser sempre uma Ajuda de Maria a todos. Haydée significa ajuda)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira