Bem- aventurado os mansos




Esses dias, relaxando e meditando em frente ao mar, me perguntava o que eu precisava melhorar no meu viver. Pedia ao Pai Eterno que me inspirasse a perceber a onde eu precisava de uma boa transformação. No silencio da alma como um eco, me veio à mente e ao coração essa Bem-aventurança:

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5)

Nessa vida cheia de tribulação, muitas atividades e de um bombardeio de informações que nos chega a cada momento viajando a velocidade da luz, nos fazer ter muita pressa, querer muito e valoriza cada minuto do nosso tempo. Nesse novo tempo que vivemos existe uma urgência em tudo. E isso nos faz querer correr contra o tempo, nos faz achar que só podemos conquistar nossos sonhos a custa de muito esforço e nos faz buscar ser valentes e combatentes. Resultado disso é a falta de paz, falta de tolerância e principalmente de mansidão.
Conclui que devo trabalhar na minha alma a tolerância e a mansidão.

Os mansos herdarão a terra? Herdar terra, aqui tem um sentido amplo, é a Terra! Se uma terra é minha, tudo que tem nela me pertence. Tudo!
Só que erroneamente presume-se que a terra seja propriedade dos valentes, dos fortes, dos arrogantes, dos que lutam contra o tempo. A gente ver nosso dia-a-dia ou através da própria História, pessoas normais ou os grandes conquistadores da humanidade, que usurparam ou vivem tentando usurparem, a terra. Pessoas que se sentem proprietários de terras. Criaturas que alimentam uma forte compulsão de levar sempre vantagem, de provarem aos outros que estão por cima, que são os melhores. Pessoas que enganam e que passam por cima de qualquer um para se darem bem.  Porém na verdade, pessoas assim, nada constroem. Eles apenas fazem guerra e no final lhes restam os destroços. O que a gente ver é que os valentes, os poderosos e os famosos fazem é perder sua liberdade de ir e vir, pois estão sempre condicionados a conviver com inimigos e bajuladores. Os assim, nada possuem, tem apenas muita falta de paz. Vivem em guerra constante para manterem-se no poder, na crista da onda e para cumularem tesouros que a traça e ferrugem corrói.

E então, como é que através da mansidão a gente pode herdar a terra?

Jesus, o mais manso de todos!  O filho de Deus que se fez homem para nos ensinar o caminho. Ele, o filho de Deus, através do seu exemplo de vida inspirou muitos a se tornarem mansos e com isso herdarem a terra! Muitos santos homens!
 A história de muitos santos nos fala isso, até santos do nosso tempo como: Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, João Paulo II, Chiara Lubich ... e por ai vai!

Jesus dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Eu sou! Isso basta! O que precisamos é ter consciência da nossa mais profunda essência de sermos filhos de um Deus que Tudo pode. Precisamos compreender verdadeiramente que não precisamos nos impor aos outros, nos explicar, violentar, agredir ou provar o que somos. Precisamos só ser! Ser mansos e humildes de coração, como Jesus.

Pensa que isso é fácil? Não. Mas... 

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5)


Na cruz Jesus testemunhou toda a sua mansidão. Abraçar a Cruz  é por tanto é o caminho.
Parece doloroso, trágico ou piegas abraçar a Cruz? Parece. Mas essa é a maior de todas as sabedorias. Quem apenas se identifica como “Eu Sou”, é porque tem a completa consciência da sua essência, e isso basta.
Basta ser manso! E ser manso não é ser acomodado, pobre ou possui falsa humildade. Ser manso é aquele que tem sede e fome de justiça, que resisti ao mal, que é humilde porque é, e não precisa lutar para ter poder. 
Ser manso é aquele que combate o bom combate!

Pois bem! Naquela minha reflexão em frente ao mar, me veio todos esses conceitos. Tomei consciência que possuo o conhecimento, mas me faltava a sabedoria para colocar isso em prática, transformar isso em vivência concreta. Cheguei a conclusão, que como está escrito em Romanos: “Renovais pelo poder dos vossos pensamentos”, que eu precisava renovar
meus pensamentos e que para conquistar a Terra, ou seja tudo que preciso e desejo conquistar nessa vida, aqui e agora, só depende de mim, dos meus pensamentos, da minha postura interior. Descobri que não preciso provar a ninguém o que sou. Eu, eu só preciso ser o que sou. E Eu Sou... Sou filha de um Deus Amor que simplesmente PODE TUDO!

Assim, daqui para frente, vou procurar me aquietar, exercitar a cada momento para ser pacifica, tolerante e mansa. Sobretudo parar de achar que tudo depende do meu esforço e querer vencer o tempo. Apenas ser! Nem preciso provar que sou mansa, preciso apenas me apropriar de todos os privilégios que Deus me deu.

Eu sou um ser de Deus!! Sou a pureza que Deus deseja!

Vamos lá!! Vamos possui a Terra comigo? Tem para todos! Deus na sua bondade infinita fez um Universo com infinitas possibilidades. Desta forma a escassez não existe. Tudo é amor! Tudo é abundância, felicidade e fartura.

Nesta vida, basta querer de todo coração, com mansidão, que o Universo inteiro conspira ao nosso favor! Basta acreditar que você é.  Eu sou!!!
Vamos!!!!

Haydèe Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira