Arte de Repaginar por Haydée Ferreira

 



   
Arte de Repaginar

 

 Depois de 50 anos como decoradora, design de interiores e depois formada com louvor como arquiteta, fui descobrindo a magia de um repaginar que pode incluir uma boa reforma ou não, e de como isso é impactante na arte de bem viver, bem morar e ser feliz.

 Em tempos nos quais somos convidados a viver de forma mais intensa nossas casas, é difícil encontrar quem não tenha experimentado o desejo de mudar uma ou muitas coisas para transformar os espaços. Isso não significa que os ambientes não tenham qualidade ou que não se tenha atentado antes para a necessidade de uma reforma. É apenas o reflexo de uma nova rotina, na qual estabelecemos novas relações com os cômodos e a vida doméstica.

“Está comprovado que o ambiente nos influência. Porém, isso ocorre de maneiras diferentes para cada um de nós, pois somos indivíduos que recebem e decodificam os estímulos vindos dele de [forma muito particular]", explica a arquiteta Gabi Sartori, especialista em neuroarquitetura e cofundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura (Neuroarq Academy).

 

 E se engana quem pensa que restrições de orçamento, de mobilidade ou de mão de obra são impeditivos à mudança. Pequenas modificações, inclusive com peças e materiais que já se tem em casa, podem fazer grande diferença nos ambientes.

Confira nossas sugestões!

 

Mude móveis e objetos de lugar




 Sabe aquele banquinho sem uso no closet ? Ele pode ser um boom apoio para se tirar os sapatos na entrada de casa. E a poltrona abandonada num canto do quarto pode fazer companhia ao sofá, na sala. A ordem é não se limitar e, na medida do possível, aproveitar o potencial dos móveis e peças de decoração testando-os em novas composições e funções. E se engana quem pensa que restrições de orçamento, de mobilidade ou de mão de obra são impeditivos à mudança. Pequenas modificações, inclusive com peças e materiais que já se tem em casa, podem fazer grande diferença nos ambientes.

Confira nossas sugestões!

 

Traga mais cor para o seu dia.



Pintar as paredes é o jeito mais fácil, e barato, de se renovar um ambiente. E, neste caso, a pintura não precisa englobar a casa toda nem as quatro paredes de um cômodo. E hoje tem tintas sem cheiro e secagem rápida, tem os papéis de parede que a aplicação é rápida e sem transtorno dar vida nova a um ambiente. Assim, o que vale é a criatividade: pintar um painel, uma forma geométrica, meia parede, uma porta com uma cor mais vibrante. Tudo é permitido, sendo a única regra a de que a pintura agrade ao gosto dos moradores.

 

 

Deixa a natureza entrar



O isolamento social nos ensinou por um bom tempo, a importância da vida em família e como se fez necessário aprendemos a ter uma relação mais afetiva com a natureza, com as coisas vivas, de acordo com o que propõe a “Arquitetura Biofilia”

No Google: “biofilia é traduzido como ‘amor às coisas vivas’ no grego antigo (philia = amor a / inclinação a)”.

Agora que entendemos a origem da palavra, é fácil de entender como a biofilia se aplica na arquitetura. Trata-se de uma arquitetura que caminha junto com a natureza, incorporando seus elementos às construções e ao design. Basicamente uma  arquitetura que busca se reconectar com o meio ambiente, para promover o conforto emocional.


Digo sempre aos meus clientes quando faço arquitetura de interiores ou até um simples repaginar,  que é preciso deixar a luz natural entrar nas nossas casas. A janela é um ótimo portal para nos conectar à área externa. Abrir uma cortina, levar uma mesa para mais perto dela, para fazer uma refeição contemplando a vista, ajuda a ressignificar essa relação. E como nos recolocar num novo bem viver.


 Lembranças são boas companheiras.




Deixe à vista objetos com valor afetivo. Um quadro comprado em uma viagem, uma louça da avó, o vaso que foi presente de uma amiga, fotos esquecidas dentro de uma caixa no armário que podem ter em porta-retratos na sua nova morada. Sua casa é o seu refúgio, então nada mais justo do que ela carregar memórias de momentos felizes que são parte da sua história.

 "Por que não trazer para a decoração aquilo que está guardado no armário. Expôr lembranças positivas nos ancora no momento, reforça a sensação de quem sou e de onde vim, o que é muito positivo".


Uma casa precisa ser um paraíso, contar nossas histórias, nos cercar de memórias afetivas e ter a alcance das mãos nossos livros, plantas, luz natural, cor e alegria. A forma de transformar um ambiente requer muitas vezes curas de ambientes, organização doméstica, conforto, beleza e ponto de harmonia. E ter habilidade para fazer isso requer talento para perceber o ambiente, experiência para ler no entorno a maneira de ser do cliente e muitas outras ciências; como a Biofilia, a ciência das cores, reconhecer o valor das memórias afetivas, do famosos pontos de harmonia, que com toque de amor de mão generosas, são capazes de transmutarem a energia do ambiente,




Assim, eu acredito que vale super a pena contratar uma arquiteta decoradora que além terapeuta de ambiente tem muita habilidade de fazer repaginar com harmonia. Em especial vejo claramente que nesses meus cinquenta anos de experiência com decoração e muitos estudos em neuroarquitetura, que fazer casas paraísos não é só pensar e projetar uma casa nova e decorá-la só transferindo a vitrine de lojas, contendo o que há de melhor em design, arte e novas tendências. Por mais belo que seja o projeto, tenho visto muita gente ver seu sonho de "Bem Morar" aquilo ser casas sem alma, sem acolhimento e sem identidade. Simplesmente uma casa vazia de vida, de alma e história!




Reconheço que construir uma casa e ambientá-la toda nova, é maravilhoso e um sonho de todos. Mas muitos desse sonhos realizados sem uma boa acessória tem deixados muitas pessoas desorientadas nessas casas. Assim na minha vivência nesse universo de produzir bem morar acho a arte mais importante é o Repaginar. Porque uma casa nova também perde o viço a energia e precisar ser repaginada para ter vida nova. Concluindo, para mim a arte de Repaginar é impactante e extremamente necessária a ser-te de bem viver morando bem!

THE: 05..10.. 2023

Haydée Ferreira

 Arquiteta e decoradora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)