Simples e Inteira.




Na vida existe um tempo para tudo....Um tempo para recomeçar e outro para findar o que foi começado.

 Vivemos numa constante roda viva, que requer muita sabedoria para estar atento às manobras que precisamos fazer para driblar as armadilhas que nos impedem de fazer nossa perfeita evolução.

Começar alguma coisa é sempre fácil! É como o fogo na palha, pega rápido. Saber acabar com algo que mal começamos é ainda mais fácil! Tanto, que a gente ver como é comum as pessoas com tanta facilidade desistirem dos seus mais ardentes sonhos... 


Agora, saber recomeçar e, recomeçar muitas vezes, é uma arte que requer exercícios constantes de disciplina e determinação. Isso é uma grande qualidade e um pré requisito dos vencedores. Porém, saber dar um ponto final a uma jornada que, com obstinação, insistimos em recomeçar muitas vezes sem obter sucesso e sem aceitar recuar, isso requer força e coragem. Força para reconhecer que aquele não é o nosso caminho e muita coragem para desistir e mudar totalmente a rota.

 Porque, na verdade, o ato de viver buscando realizar nossos sonhos ou aquilo que decidimos levar em frente, é sempre algo com que nos envolvemos com todas as nossas esperanças, em que colocamos a nossa fé e sobretudo acreditamos ser o melhor caminho a seguir. Ninguém tenta recomeçar várias vezes algo, sem acreditar e sem colocar nele toda a sua energia! Não é verdade?

Assim, eu nem sei o que é mais difícil, se é saber recomeçar ou saber colocar um Fim, a tantas tentativas fracassadas? O que sei é que, a vida, como bem diz o ditado, "escreve certo por linhas tortas", ou melhor em tudo nessa vida tem o dedo de Deus. Nada acontece por acaso. Tudo tem um propósito maior, uma lição, um aprendizado. Sabe por que? Porque Deus é amor! Deus nos ama tão profundamente, tão particular e infinitamente, que cuida até de cada fio de cabelo da nossa cabeça!

Pois bem! Resolvi comentar sobre isso, porque nos últimos tempos ando  colocando fim a muitas coisas na minha vida. Tenho procurado deixar de ser teimosa, determinada demais e viver querendo, a ferro e fogo, persistir com algumas coisas, comportamentos, metas, idéias, conceitos e defeitos. Prestando atenção em mim, passei a ver que quero sempre fazer muito bem a minha parte, achando que determinação e disciplina fosse tudo. E isso tem me impedido de fazer bem o "trabalho  a dois", bem ensinado por Chiara Lubich, ou seja tenho deixado pouco espaço para que Deus faça sua parte. É! precisamos dar espaço para que Deus nos conduza, como o Bom Pastor, pelas melhores veredas!

Tenho visto, deslumbrada, que saber dar fim a algo não é perder, mas sim saber ser inteiro e simples. 

Inteiro estamos sempre, quando estamos centrado no momento presente, simples, é quando estamos com toda pureza da nossa alma.

A vida é bela para quem sabe viver...Viver com simplicidade e por inteiro cada momento de cada dia!

Diz ainda um ditado, que também está escrito nos livros sagrados: Deus dá enquanto a gente dorme!

"Porei Nele toda minha confiança" Hb.2:13

E vou! Vou indo, colocando muitos pontos no lugar das vírgulas, nesta minha vida! Porque agora chega de tanto "mas"! O foco agora é ficar atenta, sendo simples e inteira, para perceber a vontade Daquele que tudo sabe e tudo ver e que bem melhor sabe cuidar de cada um de nós.

Vamos nessa!!!!

Haydèe Ferreira


Comentários

  1. Adorei Haydée, como sempre postando belos textos...

    ResponderExcluir
  2. Haydée! Belas e sábias palavras.
    Não só recomeçar como conseguir manter algo, são etapas bem difíceis de realizar. Em qualquer situação da vida, né?

    Engraçado que semana retrasada eu estava conversando com minha mãe(que está em beagá e eu em Porto Alegre) por skype exatamente sobre mudanças, jeito diferente de pensar. E ela estava falando que este ano ela mudará(já mudou alguns) muitos conceitos na vida dela.Um desses conceitos é que em certas ocasiões, querer não é poder. Tem questões que é só por interferência divina. Não adianta quebrar a cabeça e tentar fazer e acontecer se não pode.
    Outra coisa que ela me disse foi dar fim a muitas coisas que não vale a pena.Por exemplo, ela deu fim ao medo de andar de avião. Em Março agora ela vem me visitar de webjet, algo então que ela não faria de jeito nenhum. hehe...

    E eu a disse que eu tb deixei mto essa filosofia,se é assim que podemos chamar, de querer e não poder. Hoje, espero , aguardo (fazendo por onde)e deixo a coisa acontecer qdo não depende mais de mim e sim de Deus ou de outra força divina que tenha poder sobre tdos nós.
    Tenho ganhado muito com isso, sabia?
    Ano passado, embora, com muita vontade de passar,relaxei mais e fiz até onde o meu limite dava e passei no vestibular na federal do RS este ano. Esse sucesso teve mais de 4 anos de batalha e consegui.
    Eu, simplesmente sosseguei, e o presente veio em dobro pq tinha passado em outra federal (a de Pelotas) tb. Ou seja pude ainda escolher onde fazer o curso.Acabei preferindo a de Porto A.


    Haydée, adorei o seu texto, suas palavras, de uma pessoa vivida e experiente.

    Um gde beijo pra vc!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Haydée por seu belo texto. Palavras fortes e com intenso contéudo.
    Aproveito para agradecer por seus comentários no blog MARCAS FORTES.
    Um abraço carinhoso.
    Mauricio A Costa
    Autor de O MENTOR VIRTUAL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira