Coragem entre Espinhos


 





"O esmorecimento é a desgraça do homem
(Ditado popular)


Recentemente venho aprendendo muitas novas lições. A vida constantemente vai aos pouquinhos nos moldando, nos lapidando e fazendo todas as podas necessárias para que a gente possa crescer, evoluir e aprender que o nosso destino é para Deus.


Chiara Lubich, grande espiritualista, fundadora do Movimento dos Focolares, escritora, sábia e santa mulher, dizia com propriedade: “Só quem passa pelo gelo da Dor chega ao incêndio do Amor”. Jesus nos ensinou isso com sua vida e morte, e foi morte de cruz! Para crescer para Deus é preciso que deixemos morrer o nosso ego, permitindo que a luz do Deus vivo que habita em cada um de nós possa assim brilhar. É preciso que exista o gelo da dor, para acontecer o incêndio de amor. E isso eu, a cada dia, venho aprendendo que não há como fugir da dor, nem das bem pequenas nem das grandes. Elas são necessárias para a nossa evolução

Necessárias assim como os espinhos entre rosas que, como proteção, fazem com que elas exalem ainda mais perfume e beleza. Nossos sonhos também se fortalecem entre as dores e desabrocham como rosas!

Precisamos dessa coragem entre espinhos, apesar de toda a nossa fraqueza! No entanto, como é fácil esmorecer! A gente esmorece até nos pequenos propósitos que fazemos a cada amanhecer e que, como São Pedro, a gente vê que antes do galo cantar três vezes e nascer um novo dia, já negamos tudo, já esmorecemos!



Fazemos muitos propósitos bons, sonhamos realizar nossos sonhos, vamos à luta, nos colocamos a caminhar com coragem e fé... mas de repente, em meio a tantas tempestades da vida, chega a galope o esmorecimento que nos arrasa e nos coloca no chão. Realmente podemos dizer que:



“O esmorecimento é a desgraça do Homem”



E como é!! Uma desgraça que nos faz deixar uma tarefa pela metade, esquecer um bom propósito, deixar um sonho para depois, mudar de calçada, caminho e ideal de vida.  A gente arruma mil e uma justificativas para pular do carro andando, para saltar fora, para largar tudo e desistir dos sonhos mais dourados e dos propósitos mais santos, Até daqueles bem bobos, mas de cuja conquista pode nascer a coragem de que necessitamos para conquistar metas maiores.


.E a gente grita por dentro.. Não dou conta, não aguento, é difícil, é doloroso, é complicado... e quanto mais razões encontramos, mais vamos esmorecendo!



Eu sou uma pessoa determinada, custo a entregar os pontos e mesmo a essa altura da vida eu ainda busco realizar os meus sonhos. Sonhos que abandonei por várias vezes ao longo do caminho, como disse num poema em que me descrevo: eu ainda não cheguei nem na metade de tudo que quero realizar. Vou realizar e ainda tenho forças de recomeçar. E vou!!! Pode crer que sim! Quando me determino de verdade, eu vou! Já fiz muito isso nessa vida! 



No meu trabalho, parece às vezes existir uma montanha intransponível à minha frente e as vezes nem sei como começar, mas eu começo e logo chego ao fim. Em tudo aquilo em que me determino, venço! Seja emagrecer, estudar, decorar, fazer alguma coisa ou tomar decisões.



Acredito que quando a gente muda até um pequeno hábito angular como o de comer tudo o que gosta, a gente muda toda uma vida. É dos pequenos passos bem dados que a gente consegue realizar as grandes corridas e ganhar o pódio. Como eu acredito, e vejo tanto isso acontecer na minha vida! Mas tem hora que também eu esmoreço, e como!!!



"O esmorecimento é a desgraça do homem”



Com os dias da Pandemia da Covid -19, e num isolamento absurdo que deu pausa geral na nossa vida, tudo pareceu ainda mais louco, com amigos que partiram contaminados com esse vírus, com a falta de trabalho, com a tristeza de se sentir limitado em tudo. E então veio o medo e tudo parecia uma guerra com muitos mortos e feridos.

 E em meio a isso tudo isso, o medo maior que tinha era da minha mamãezinha adoecer no meio desse tempo maluco, onde nem assistir os doentes e velar nos mortos a gente podia...

Minha mamãezinha Bernarda Ferreira Lima - conhecida por  Diná Nogueira, com a falta de visitas estava cada dia mais molinha e triste.

 

 Eu procurava conversar muito com ela e, ela dizia que as pessoas tinham esquecido dela, que achavam que ela havia morrido e  me pediu para eu colocar fotos dela no meu Instagram  e como sempre ela fez o maior sucesso com 2.741 visualizações e muitos comentários. e ela ficou contente. 

Mamãezinha era uma mulher que amava visitar amigos, doentes, cantar e rezar ladainha, enxugar lágrimas e se espelhar no amor da Mãe do Belo Amor. Por isso sentia muita tristeza no isolamento, pois no começo nem netos e bisnetos podiam vir lhe visitar. Depois fui inventando muitas festas comemorativas de aniversários de netos, filho, meu e do Paulino. Em muitas vezes, eu, ela e Paulino ficamos como presos atrás da grades, com os filhos na festa que decorava na garagem ou no jardim da varanda.



  Passados uns dias quem estava triste era eu!!! Fiquei desanimada, cansada  e sentindo uma solidão grande. Foi quando eu, rezando com ela no quarto, comentei com minha mãe tudo que andava sentindo e ela me disse para ter coragem, colocando pela segunda vez esta frase:

 

“O esmorecimento é a desgraça do homem”


Essa frase se fixou no meu coração e ainda lembrei que minha palavra de vida dada por Chiara Lubch era: “Porei Nele a minha confiança" (Hebreus 2, 13).

 

 Bastaram essas duas frases para me levantar, elas me fizeram nova e assim resolvi  ir em frente!

 

Nunca devemos esmorecer! Mesmo no meio das dores, decepções, dificuldades, do extremo cansaço e dos sofrimentos de todos os tipos... Nunca devemos desistir!!!  A gente pode até perder algo, mas a esse algo a gente diz um “POR TI JESUS!” e vai em frente. 



Muitas vezes precisamos mudar de caminho, dar uma volta, nos desfazer do peso da bagagem que a gente anda carregando, precisa às vezes sentar e descansar... Mas desistir não!!

“Coragem, eu venci o mundo!” disse Jesus.



Daí, levantei a cabeça e criei coragem de continuar minha labuta. Precisei parar um pouco, descansar, mudar de foco, refazer as forças e recomeçar!  Mas agora vou, pois quando a gente se determina, com toda a força e coragem do nosso coração, a gente vence!!

Eu estou nova de novo!!!



É preciso ter Coragem e determinação sempre!!!

A esperança de chegar ao fim da jornada com glória deve ser como rosas entre espinhos, onde há sempre um novo botão para ser aberto trazendo novos perfumes e mais beleza na vida!



Quando chegaram essas últimas dores da  doença e o falecimento da minha amada Mamãezina, uma semana dolorosa de luto, eu senti que se repetia na minha alma e no meu coração esse ditado popular, que repasso para vocês, amigos e seguidores, desejando que lhes fortaleçam  como fortaleceu a mim.

 

Que o Eterno Pai e  a minha Doce Nossa Senhora de Fatima nos protejam!

 

 



Fotos: 


  Tela Nossa Senhora de Fatima  do artista plástico Evaldo Oliveira 



Igreja  da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima Teresina


Minha Doce Mamãezinha



Diná e Gerardo Nogueira


 Eu, papaizinho, mamãezinha e Paulino



Comentários

  1. Haydée, que texto lindo...com muita alma e sinceridade. Reflexões fundamentais para a compreensão dos percalços e das conquistas das nossas vidas...grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ! Obrigada por compartilhar coisas tão preciosas de sua vida e de sua alma.

    ResponderExcluir
  3. Quanta sensibilidade! Quanto amor! Texto que emociona e eleva a alma! Parabéns, Haydeé, a sua forma de se expressar nos ajuda a aumentar a nossa fé em Deus, não esmurecer e a ter mais forças para viver! Que Deus lhe abençoe sempre e que vc continue emocionando com seus escritos!⚘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira