Feliz ou enfadado?

                                     

                                                     Tela: @evaldoartes


FELIZ OU ENFADADO?

 

Alguns espiritualistas são unânimes em dizer que o contrário do amor não é ódio, e sim o medo.

Não sei se alguém já disse que o contrário de ser feliz não é ser triste, mais sim ser "enfadado". 

É claro que toda pessoa feliz é sujeita a momentos tristes, a sentir dores, mas "O Feliz" é aquele que tem amor no coração e de cada dor faz logo um incêndio de amor, como já dizia Chiara Lubich. 

"O enfadado" como diz Anselm Grün, vive "Amuado em Seu Canto", vive com "akedia", a qual os monges antigos já diziam que era algo muito mais que aborrecimento. É o desânimo, a inércia, a insatisfação e o tédio, tudo isso junto numa pessoa só. Anselm Grün diz no seu livro “Seja Fiel aos Seus Sonhos” que "Akedia" é "a consequência de um anseio frustrado e uma mistura de tristeza e de ressentimento”. Para Evário, um monge grego, é o demônio mais perigoso, que não só luta com partes isoladas da alma, mas que pode paralisar a alma toda. 

 Fico impressionada com os enfadados. Eles querem sempre estar no controle do tudo, como se a mente deles fosse o próprio Deus, achando que nela encontrariam a solução para tudo. Ocupam-se tanto com seus próprios problemas e pensamentos que esquecem de viver o momento presente. Normalmente, os enfadados se isolam e ao mesmo tempo reclamam de que estão sozinhos, e quando aparece alguém para lhes dar carinho e atenção isso lhes dá nos nervos.  E não se trata de uma problemática dos nossos tempos, sempre existiu. Não é só uma crise da meia idade, onde as pessoas não podem se suportar. Não. Vejo até jovens se tornarem enfadados. 

Na verdade, os enfadados esperam muito, querem ser amados, compreendidos, desejam presença, ser acariciados meigamente. Sim, querem que as pessoas os compreendam, mas ao mesmo tempo as afastam de si. Por que? 

 Muitos espiritualistas dizem que o enfadado está sempre insatisfeito, reclama de política e igreja e está sempre a criticar tudo e todos que o cercam, como se fosse ele o professor, o pai ou aquele que sabe mais. Eu tenho a sensação de que o que falta em pessoas assim é confiar no poder de Deus, é ter o coração como guia. Anselm Grün também diz: "Devemos portanto aprender uma coisa bem elementar: temos que ficar próximos de nós mesmos, suportar-nos e  tratar-nos com carinho para que possamos usufruir da proximidade das pessoas e de Deus ". O que falta no enfadado é se aceitar, se mimar, se amar por primeiro. Às vezes me lembro de que alguém, em alguma época da minha vida, me chamou de "Haydézinha" e deve ter feito com tanto amor que, quando estou mal comigo, eu mesma me chamo de Haydéezinha e me digo; "Haydéezinha abençoada, por favor me perdoa, eu sou grata, eu te amo!" 

 E assim esse é meu Ho'ponopono, que faço como um decreto para me recolocar. E funciona! 

Também amo uma frase de Jesus que diz: Confiai, eu venci o Mundo!!   

Portanto, para a gente ser o contrário de "Enfadado" basta ser capaz de ser "Feliz", e a primeira premissa é confiar no amor de Deus, que já venceu tudo por nós.  

O "Feliz" ama o outro como a si mesmo, e sai pelo mundo dando "Bom dia” para todos, sorrindo, percebendo o mundo em volta, vivendo com perfeição o momento presente. O feliz faz um trabalho a dois com Deus, e mesmo nas piores dores e nas maiores dificuldades está sempre buscando se recolocar no Agora. Vai entregando tudo a Deus com muito “Por Ti, Jesus”!

É necessário saber sair de si mesmo para amar o outro e a fazer cada pequena tarefa bem feita apenas por amor a Deus. E dessa forma, à medida que se vai mergulhando no momento presente, Deus se encarrega de resolver o resto.

Por onde anda, o "Feliz" entra como um sol iluminando tudo, colocando seus talentos a serviço do outro, seu Darma é seu ofício e sua missão de vida.  Chiara Lubich e Igino Giordani (Foco), do Movimento dos Focolares, ensinavam que ser Cristão é ter como identidade um largo sorriso. 

O "Feliz”, mesmo ao estar passando por uma doença grave, problemas e dificuldades graves que nem dependem dele, produz do mesmo jeito, vive seu momento presente com plenitude, com a alegria que consegue extrair do amor de Deus que tem no coração. O "Feliz" converte os próximos, cura, ilumina e tem sempre algo para dar, nem que seja o brilho do olhar. 

O "Feliz"  que é artista usa a sua arte, seja a música ou outra arte qualquer, para doar o que brota na alma como inspiração e dar seu melhor, toca bem, canta bem, faz inusitados projetos cheios de arte e perfeição, pinta bem, borda bem, decora bem... e até faz uma boa comidinha que aquece a barriguinha e corações. Varre bem a casa, sabe ouvir, servir. Cada ato seu, cada palavra e cada gesto seu sai repleto de amor.  

 Os místicos e espiritualistas de todas as religiões do mundo e até os seres humanos mais simples e cheios de sabedoria sabem que esse é o segredo da felicidade. Agora você pensa que é fácil? Não é! Requer uma disciplina constante, uma fé firme no amor de Deus e sobretudo um recomeçar a todo instante, para se livrar do demônio da "Akedia" que também persegue os que buscam ser felizes.  

 

Eu quero sempre escolher ser Feliz, e você?  



 

                                                    
 

Comentários

  1. Que bela crônica você fez, minha amiga, amei cada palavra! E quero aproveitar pra lhe dar também os meus efusivos parabéns pela revitalização que está fazendo no seu blog. Sou leitor já há alguns meses, sempre apreciando suas postagens de alto nível que sempre nos fazem refletir e procurar ser pessoas melhores. Agora vejo que o que já estava muito bom melhorou ainda mais com o novo visual e o cuidado especial na produção dos textos. Com certeza seus seguidores vão apreciar ainda mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fiquei muito contente com seu feedback. Não por vaidade, mas como estímulo para cada dia fazer o que puder para dar o meu melhor. A vida é apenas uma nuvem passageira e não podemos passar ela sem deixar chover

      Excluir
  2. Lindas e verdadeiras palavras. Adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Me levou a muitas reflexões . Parabéns, querida 💖 quando crescer quero escrever igual a vc. Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Haydeé! Que crônica incrível! Adorei! Me vi em várias trechos dela...tenho alguns momentos enfadados mas em minha vida procuro muito ser sempre feliz e levar felicidade por onde estou! Quando vejo que não posso resolver um problema trato logo de esquecê-lo!
    Obrigada por compartilhar comigo! Adorei sua crônica e os belos pensamentos dessas pessoas citadas tão iluminadas! Vou continuar tentando levar felicidade por onde passo! Gratidão a vc por me lembrar, através de sua crônica, que estou no caminho certo!❤🙌🏼👏👏🌷

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O jeito de ser, um ser integral.

Trabalho a Dois ( Meditação de Chiara Lubich)

Arte de Repaginar por Haydée Ferreira